28/04 - XIV CONCURSO REGIONAL DE QUALIDADE DO QUEIJO CANASTRA
Foi realizado no VERdeMINAS da EMATER–MG em Bambuí, no dia 28 de abril de 2016 o XIV Concurso Regional do Queijo Canastra, que contou com a participação de 5 produtores de queijo de Medeiros, 4 produtores de Tapiraí, 4 produtores de São Roque de Minas, 2 produtores de Vargem Bonita, 1 produtor de Piumhi e 1 produtor de Bambuí, sendo vencedor como 1º colocado: Reinaldo de Faria Costa do município de Vargem Bonita, 2º colocado: Alan Diego da Silva do município Piumhi, 3º colocado: Miguel Marcélio de Faria município de São Roque, 4º colocado: Marcos José de Souza do município de Medeiros e 5 º colocado: Erlei Aloísio Teixeira também do município de Medeiros.
Todos os produtores recebem assistência técnica, através do Programa de Melhoria de Qualidade do Queijo Minas Artesanal, que é executado pela EMATER–MG, orientando os produtores em boas práticas de fabricação, para garantir a segurança alimentar, com o objetivo do cadastro das queijarias no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Todos os participantes são cadastrados junto ao IMA e foram selecionados nos concursos municipais de seus respectivos municípios do ano de 2015. Os queijos foram avaliados por uma comissão julgadora, formada por profissionais experientes na área de laticínios, estudiosos da produção queijeira e por profissionais dos serviços de inspeção.
O concurso foi uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG), com o Patrocínio do SICOOB CREDIBAM, Supermercado Pag Pouco, Supermercado Sandro e Supermercado do Paulinho e apoio do IMA e IFMG Campus Bambuí.
O concurso Regional de Qualidade do Queijo Minas Artesanal é promovido todos os anos pela EMATER-MG, com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade, promover, divulgar o Queijo Canastra e proporcionar um momento de integração entre os produtores. Também tem o objetivo de selecionar os 5 participantes que representarão a Região da microrregião Canastra no 9º Concurso Estadual de Qualidade do Queijo Minas Artesanal de 2016 com data e local a serem definidos posteriormete.
Na região da Canastra o Queijo Minas Artesanal mantém as características de produção artesanal, a partir de mão de obra familiar, com produção em baixa escala e utilização de leite cru, pingo, coalho e sal, mantendo a tradição e cultura, sendo umas das principais fontes de renda para pequenos produtores rurais dos sete municípios que compõem a região do queijo Canastra.
A cada concurso fica evidente o empenho e a dedicação dos produtores com a melhoria da qualidade do queijo, pois a cada edição observa-se um maior equilíbrio na disputa pela boa apresentação e paladar característico do queijo deixando a disputa muito acirrada.
Mozair José Pinto
Extensionista da Rede de Ater do Programa Queijo Minas Artesanal, da Região Canastra.