Ir para Página Principal
02/09 - III Feira Gastronômica do Queijo Canastra de Medeiros
Nos dias 23, 24 e 25 de setembro deste ano, Medeiros estará realizando a III Feira Gastronômica do Queijo Canastra.

É um evento cultural que envolve a vasta gastronomia com o Queijo Canastra, apresentações culturais, shows local e regional, artesanato dentre outros.
Venha vivenciar um momento especial da Região do Alto São Francisco, nos visitando.



O Município de Medeiros está entre os sete que produzem o original Queijo Canastra, um bauzinho arredondado de massa dourada onde se guardam as notas de um segredo reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro.
Não à toa, pois, como em todo bom queijo, aqui se concentra o que há de melhor vindo da terra, da vegetação, do relevo, da água, das vacas, do trato, da lida, das mãos, dos panos, das prateleiras, da história e da tradição que atravessa o tempo na forma de ‘pingos’ que entregam ao leite fresco a riqueza que foi extraída, cultivada e protegida no desenrolar tanto do dia antecedente como da geração anterior.
Porque gerado do conhecimento empírico, assim como o bioma que o abraça, o Queijo Canastra revela a adaptação perfeita entre a paisagem e seu componente socioeconômico-cultural, inspirando respeito até mesmo diante de modernos conceitos tecnológicos.
As mudanças introduzidas preservaram e fortaleceram o Queijo Canastra enquanto objeto de identidade, seja de uma área geográfica em seu aspecto físico, seja de um complexo histórico em sua vertente humana porque continua nascendo do ‘saber-fazer-virar-queijo’ o leite formado da filtração e transformação daquilo que o ‘cristalino’ do solo oferece, através do capim e da água, ao organismo das vacas: a verdadeira e perene matéria-prima que existe apenas aqui, especificamente nessa região do Centro-Oeste mineiro.
Quer um motivo melhor que o bom Queijo da Canastra para visitar nossa III Feira Gastronômica em Medeiros? Melhor pode não existir, mas certamente outras opções podem ajudar a convencer.
Além de encontrar nosso Queijo em receitas como João Deitado, Pão de Queijo, Ameixa de Queijo ou Mexido de Queijo, haverá o bom doce de leite, as geleias e a goiabada que podem acompanhá-lo. Se preferir, poderá procurar uma cachaça cheirosa ou uma típica cerveja para harmonizá-lo.
Depois que se deliciar com as cores e os detalhes do nosso artesanato regional, será hora de fechar os olhos e apurar os ouvidos porque certamente os acordes da viola ou do violão, os sopros da flauta ou da gaita, ou mesmo os ruídos do vento ou do carro de boi, tocarão sua alma entre a primeira, segunda ou terceira fatia.
Também vai confundir nosso Queijo entre as broas, os biscoitos, os sequilhos ou os bolos servidos com o bom café mineiro e nessa hora é bom lembrar que, segundo a tradição da festa, tanto o Canastra quanto as Quitandas, além de exibidos e saboreados, serão ensinados.
Não obstante as atividades relacionadas a artesanatos, shows, cursos e concursos, se precisar de um descanso, o Queijo Canastra virá sozinho para suprir a boa prosa debaixo da árvore ou na mesa da refeição, no banco da praça ou na cadeira da calçada, no pé da cachoeira ou no sopé da Serra, ou ainda na beira da nascente do riozinho ou do riozão.
Quer saber onde fica? Ali no mapa: ‘pertim’ de Tapiraí, Bambuí, Pratinha; ‘vizim’ de Campos Altos, São Roque, Córrego Danta; ‘poquimprá lá’ de Piumhi, Delfinópolis e Vargem Bonita... Ah, não conhece? Então siga as coordenadas rodoviárias do caminho do bom mineiro! Mastire os olhos do asfalto e vá em busca de todas as cores de verde que sua imaginação puder criar. Siga as linhas, ora amareladas ora avermelhadas, de terra leve que retalham essa paisagem e não demoram a se espalhar pelo caminho sinuoso enquanto contornam a muralha altaneira da Canastra, cuja encosta empresta ao sol um esconderijo maravilhoso para o fim de tarde sossegado. Um labirinto onde perder-se representa o início de uma agradável aventura na qual os rios despencam, brancos e ruidosos, como surpreendentes cachoeiras para deslumbrar olhos e ouvidos atentos, convidando a escorrer os pés por novos leitos onde a água segue transparente e quase sempre gelada.Entretanto, não bastando esse roteiro inconfundível, no final desse trajeto,sentando na beira da calçada,‘pertim da porta de casa’, vai ‘rapidim’ achar um senhor ou uma senhora de ar tranqüilo, com as marcas do tempo e da lida desenhadas em seu semblante e acesas em seus olhos... Pergunte onde está e, diante um sorriso largo cheio de simpatia, imediatamente saberá que chegou ao lugar certo: à nossa Cidade, à Festa de nosso povo, à nossa III Feira Gastronômica de Medeiros.
Sejam bem-vindos!
Texto: Profa. Dra. Renata Bonini Pardo - Marília/SP








































































 



























Participar como feirante da III Feira Gastronômica clique aqui e baixe a ficha cadastral, após preenchida envie para o e-mail: semecmedeiros@yahoo.com.br, ou na Prefeitura Municipal de segunda a sexta – de 07:00 às11:30/13:00 às 16:30.

Para participar com Apresentações Culturais, clique aqui e baixe a ficha cadastral, após preenchida envie para o e-mail: semecmedeiros@yahoo.com.br, ou na Prefeitura Municipal de segunda a sexta – de 07:00 às11:30/13:00 às 16:30.
 
PREVISÃO DO TEMPO
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Medeiros
Avenida Clodoveu Leite de Faria, nº 400
CEP 38.930-000 - Medeiros/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
contato@medeiros.mg.gov.br
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB