16 de maio, Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais.
Comemora-se hoje, o Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais
Publicado em 16/05/2023 13:14 - Atualizado em 16/05/2023 14:20
Comemora-se em 16 de maio, o Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. Insituído pela Lei Estadual 22.506/2017 a comemoração veio para valorizar ainda mais essa iguaria, que só quem já comeu sabe como é deliciosa.
O Queijo Canastra é um tipo de queijo brasileiro, de origem e produção de Minas Gerais, na região da Serra da Canastra. Produzido há mais de duzentos anos, é primo distante do queijo de São Jorge, Açores, Portugal, trazido pelos imigrantes da época do ciclo do ouro, mas com particularidades típicas do território mineiro. O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Serra da Canastra conferem um sabor único — forte, meio picante, denso e encorpado. Desde maio de 2008, o queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O queijo Canastra é típico das proximidades do Parque Nacional da Serra da Canastra. A região reconhecida pelo INPI e IPHAN como produtora da iguaria engloba os municípios de Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Vargem Bonita e Tapiraí. Pequenos produtores são responsáveis pela maior parte da produção desse queijo.
Recentemente o queijo Canastra foi campeão mundial, eleito pelo The Taste Atlas, superando queijos famosos no mundo, como Parmeggiano Reggiano, Pecorino, Mont d'Or e Serra da Estrela. Leia a matéria aqui.
O município de Medeiros se orgulha, bem como seus moradores, de ser um dos fabricantes do queijo mais gosto do mundo.
Desejamos a todos os produtores dessa iguaria muito sucesso, que continuem produzindo com tanto carinho e amor essa iguaria, que faz o queijo Canastra se o melhor do mundo.
por ASCOM