Medeiros Educação levada a sério
Medeiros está situada na micro-região do Alto São Francisco, no Centro-oeste de Minas, tendo como marco a nascente geográfica do Rio São Francisco. Uma pacata cidade com 3.444 habitantes e com grandes trabalhos realizados.
A educação de Medeiros tem na zona rural duas escolas e, na zona urbana, três, sempre desenvolvendo excelentes projetos.
A E. M. “João José Pereira” (Direção: Otil Terezinha de Faria Chagas), atende alunos de Educação Infantil e Ciclo Complementar de Alfabetização. Em parceria
Uma outra escola na zona rural, povoado Alto do Café, é a E. M. “Capitão Carlos Rodrigues da Cunha Oliveira” diretora Marcela Leite Chaves Rodrigues que atende 100 alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Foi criado, com alunos do 1º ao 9º ano, o “Bate-Lata”, um projeto idealizado pelo Prof. João Batista, no qual reutilizam latas de várias formas e tamanhos e delas se retiram sons musicais. Foi observado que alunos com dificuldades de aprendizagem não conseguem acompanhar os ritmos e, com isso, objetiva-se, sanar tais dificuldades, aperfeiçoando os toques nas latas, trabalhando atenção, regras e toda a coordenação motora.
Na zona urbana, encontra-se o Centro M. de Educação Infantil “José Bahia Gontijo”, atendendo Creche e Pré-escola. Os pequeninos cidadãos, acompanhando pela direção (Nelma Mª V. Sabino), professores, coordenação e equipe, preocupando-se com o meio ambiente, adotaram uma pracinha para que, cuidando dela, os alunos possa construir bons conceitos e responsabilidades, desenvolvendo práticas prazerosas e educativas que contribuem para a formação de cidadania de cada um.
Temos, também, na zona urbana, a E. M. “Sebastião Lemos Tôrres”, atendendo do1º ao 9º ano (Dir: Alice Terezinha de Miranda). A escola participa do projeto Sanitarista Mirim em parceria com IMA, projeto Escola no Campo em parceria com AP de Bambuí. A escola também desenvolve a Semana Literária e o Projeto Soletrando.
Todas as escolas do município trabalham o projeto “Cultura Empreendedora”, pois o empreendedorismo na escola desde cedo, proporciona aos alunos, autoconfiança, comprometimento, criatividade e responsabilidade.
Medeiros se preocupa, principalmente, com a qualidade da Educação, e esta sempre deve ser priorizada e elevada em seu nível de desenvolvimento no âmbito dos educando, educadores e, consequentemente, da sociedade e seus representantes políticos.